Orientações Acidentes

ORIENTAÇÕES EM CASO DE ACIDENTES

1. Solicitar auxílio a quem que estiver mais próximo ou procurar a GAB-VET.

2. Comunicar o acidente àqueles que estiverem presentes no local (principalmente em caso de acidentes que necessitem evacuação).

3. Comunicar ao responsável imediato (orientador, chefe do laboratório ou do departamento/órgão complementar).

4. Executar os procedimentos de emergência cabíveis à situação se houver condições – caso contrário, acionar os bombeiros (193), defesa civil (199) ou SAMU (192), conforme a necessidade.   

5. Em acidentes com vítimas, fornecer suporte ou orientação:

Acidentes com vítima consciente e em condições de caminhar: conduzir e acompanhar a vítima ao Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST) para obter maiores orientações. O pessoal do DAST possivelmente orientará o paciente a encaminhar-se a uma UPA ou ao Hospital de preferência do mesmo.

Acidentes com vítima inconsciente ou sem condições de caminhar: chamar SAMU (192) ou Bombeiros (193), ou conduzir o paciente a Hospital Pronto-Socorro (João XXIII ou Risoleta Neves).

6. Depois de assegurado o bem-estar da vítima, deve ser preenchido o Comunicado de Acidente, e o mesmo deve ser encaminhado às instâncias pertinentes.

O procedimento varia conforme o vínculo da pessoa com a UFMG (aluno, servidor ou terceirizado); formulários e instruções estão disponíveis no site da Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH) da UFMG. Para estudantes, orientações básicas estão no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFMG.

Procurar a Gerência Ambiental e de Biossegurança, e a Gerência de Recursos Humanos ou Seção de Pessoal da Escola de Veterinária para auxílio e acompanhamento do processo.

7. Para maiores detalhes, consultar orientações e formulários disponíveis em: https://www.ufmg.br/prorh/informativo-dast/

urgencia-emergencia-na-ufmg

Imagem1

Anúncios